segunda-feira, 14 de março de 2011

Cuide da sua caixa d'água

Depois do tratamento realizado pela empresa de saneamento básico em sua cidade é hora de você fazer sua parte e zelar pela qualidade da água que entrará em sua casa.
Veja algumas dicas importantes para a lavagem de sua caixa d’ água a cada 6 (seis) meses.
Evite acidentes desnecessários e contrate pessoal especializado com boa esperiência.

1) Programe com antecedência o dia da lavagem da sua caixa d’água. Você precisará de um dia inteiro.

2) Certifique-se que que o acesso à caixa é seguro e não o  faça em dias de chuva evitando o risco de escorregar.

3) Feche o registro da entrada de água na casa ou amarre a bóia e armazene água da própria caixa para usar enquanto estiver fazendo a limpeza.

4) O fundo da caixa deve estar com um palmo de água. Tampe a saída para poder usar este palmo de água do fundo e a sujeira não descer pela tubulação.

5) Utilize um pano úmido para lavar as paredes e o fundo da caixa. Se a caixa for de fibrocimento (Brasilit) substitua o pano úmido por uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos que podem deixar resíduos.

6) Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com panos limpos e evite passá-los nas paredes.

7) Ainda com a saída da caixa fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. Deixe (de molho) por duas horas e use esta solução desinfetante para molhar as paredes com a ajuda de uma brocha e um balde ou caneca de plástico limpos.

8) Verifique a cada 30 minutos se as paredes secaram. Se isso tiver acontecido, faça quantas aplicações da mistura forem necessárias até completar duas horas.

9) Não use esta água de forma alguma por duas horas e depois desse período, abra a saída da caixa e a esvazie. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa e aproveite para lavar o quintal, banheiros e pisos.

10) Lave bem a tampa da mesma forma e tampe bem a caixa para impedir que insetos, sujeiras ou pequenos animais entrem evitando a transmissão de doenças. Pronto você já pode abrir o registro ou desamarrar a bóia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário